Prolapso da glândula da terceira pálpebra em cães

Boa Tarde Mundo!!!

Recentemente rebloguei um post publicado no blog Mãe de Sharpei falando sobre esse assunto, e ensinando a como prevenir já nos primeiros sinais esse problema que pode ocorrer com qualquer cão e de qualquer raça..

Venho novamente a falar desse assunto, pois temos uma nova integrante na família que chegou essa semana, é uma sharpei muito fofa, que agora tem o nome de Luna, e ela esta esse problema, só que no caso dela a correção só vai ser possível com cirurgia devido ao tamanho que essa pálpebra esta exposta. Ao contrário do Entrópio onde a cirurgia é feita a partir dos 6 meses, o prolapso não tem uma idade especifica, depende muito do problema, levei a Luna ao veterinário na segunda-feira, e ela irá fazer a cirurgia nessa sexta dia 18/09, e assim que ela fizer a correção, eu irei mostrar como foi o pós-operatório.

(Já comprei ela com esse problema, e além do prolapso, ela está com entrópio, a fofinha tem quase 5 meses e nunca foi tratada adequadamente, por isso esta com a visão bem comprometida, e mesmo com todo cuidado que vamos ter, ela não vai voltar a ser 100%)

12011154_1665774293638564_2353950825130580177_n
Prolapso no olho direito, tampando completamente o olho dela.

AFINAL, O QUE É ISSO?

O prolapso da glândula da terceira pálpebra (“olho de cereja”) é o distúrbio primário mais comum deste anexo oftálmico. Caracteriza-se pelo edema e inflamação da glândula, resultando em exposição desta no canto naso medial do olho. Esta condição afeta cães e gatos e sua etiologia envolve a fraqueza das bandas de tecido conectivo que unem a membrana nictitante aos tecidos periorbitais. Devido significativa colaboração da glândula à produção lacrimal, esta não deve ser excisada, o que pode levar ao desenvolvimento de ceratoconjuntivite seca. O tratamento de escolha é a cirurgia, na qual a glândula é reduzida, voltando à sua posição anatômica. Objetivou-se realizar, neste trabalho, revisão bibliográfica sobre o prolapso da glândula da terceira pálpebra, abordando algumas das técnicas de reposicionamento cirúrgico previamente descritas.

11261787_1665773650305295_2081825765282413138_n
Prolapso da glândula da terceira pálpebra

O que fazer?

Segundo postado no blog Mãe de Sharpei, se isso acontecer, devolva-a no lugar imediatamente: com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula. Faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu.

Faça isso sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela edemacie e fique irritada não cabendo mais no seu espaço. Esse cuidado pode fazer-se necessário por semanas. Mantenha o uso dos colírios e pomadas que o veterinário receitou. Uma vez edemaciada e irritada torna-se impossível mantê-la em seu leito, podendo ser necessária cirurgia.

Caso necessite operação, procure um veterinário especialista em oftalmologia. A indicação de nossos médicos veterinários para cães adultos é o sepultamento da glândula, ou seja, sua recolocação (recolocação da glândula no lugar e fixação com uma “costurinha”). Para cães em crescimento e bebês, não fazemos o sepultamento pois o risco de recidiva é muito alto, já que os tecidos estão em crescimento e a cirurgia pode se perder rapidamente. Como o procedimento anestésico em buldogues franceses é arriscado, fazemos a remoção da glândula. A cirurgia é mais rápida, mais simples e com menos riscos para o bebê.

prolapso + glândula + terceira +palpebra
Imagem tirada do blog: https://maedesharpei.wordpress.com/author/maedesharpei/

12036880_1665773850305275_4693382382452207419_n

É sempre muito importante ressaltar, que qualquer mudança
no seu filho de 4 patas, seja de comportamento, humor, físicas, respiratórias, é sempre muito, MUITO, MUUUITO importante leva-lo ao veterinário.

Pois perdi um sharfilho recentemente com hemorragia interna, levei ao veterinário por ter notado que ele estava com a respiração diferente do normal, infelizmente não deu tempo de salva-lo, mas são coisinhas pequenas que pode sim ser uma coisa maior.

Espero muito ter ajudado, um grande beijo a quem me acompanha.

Até a próxima 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Prolapso da glândula da terceira pálpebra em cães

  1. Olá Dê, não sei se você vai responder ao meu comentário, mas gostaria de uma opinião sua! Comprei a pouco menos de um mês um filhote (hoje com 9 meses) de lhasa apsu. Quando o peguei sua glândula lacrimal ou olho de cereja já estava para fora, e as antigas donas informaram que já fazia tempo que estava assim (e não fizeram nada). Acontece que o levei a duas veterinárias diferentes e cada uma tem sua opinião. Uma sugeriu a retirada da glândula, pois já faz muito tempo que está exposta, tendo contato com bactéria, sujeira… também me informou que o caso do olho seco é raro e pode acontecer também com cães que ainda tem a glândula completamente no lugar! Já a segunda consulta em outra veterinária, não me indica a retirada e sim recolocar, mesmo fazendo um bom tempo que está para fora. Me disse que tem muitas complicações futuras e é melhor passar trabalho agora com os cuidados pós operatórios do que futuramente quem sabe passar o resto da vida do cão tendo que passar colírio. Não sei o que fazer!!! Estou desesperada!!! O que você acha? Beijos e obrigada pela atenção. Att. Beatriz Danielski.

    Curtir

    1. Beatriz, como eu informei no post, eu não sou nenhuma especialista na área. Sobre sua filhotona, acredito que depende do tamanho do problema, na minha sharpei, a glândula estava muito exposta, e ficou exposta como na foto por muito tempo, pois comprei ela quando tinha 5 meses, e a falta dos cuidados comprometeram muito a vista dela, e deixou ela cega do olho. Acho que vc devia pesquisar qual desses veterinários tem mais experiência, de preferencia que seja um veterinário da área de oftalmologia que é especialista. Na minha sharpei não tinha como recolocar a glândula, se ela estiver muito pra fora o ideal acredito que seja tirar, mas se eu tivesse a chance de recolocar, eu tentaria recolocar primeiro, e só tirar se não houver jeito

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s