Problemas com meu Sharfilho

Olá, mundo! Este é meu primeiro post!

Bom, eu tenho um cachorro MUUUITO fofo, da raça Shar Pei, porém muitos dessa raça maravilhosa são dominantes (o caso do meu sharfilho), e acabam avançando nos donos e até mesmo mordendo. (Não são todos da raça, pois há exceções, o shar-pei é considerado uma das raças mais dominantes.

Como esse vem sendo um dos problemas enfrentados aqui em casa, acabei chamando um adestrador que vem em casa para educar meu filho, onde participamos das aulas. Essa semana aconteceu a primeira aula, e estou aqui passando para vocês o que aprendi no primeiro dia de treino.

Não sou estudada do assunto e nem entendo do assunto, mas vou tentar aprender ao máximo nas aulas sobre meu sharfilho e passar para vocês como vem sendo os treino, espero muito ajudar quem enfrenta esse tipo de problema. Eu indico sempre chamar um profissional que irá avaliar o comportamento do cachorro e dar um treino adequado, pois o treino depende muito do comportamento, no caso do meu sharfilho, ele esta mimado, achando que manda nos donos e não nos obedece, e quando recebe ordens ele acaba nos mordendo. Porém, ele NÃO é um cão agressivo.

No mundo canino, eles vivem em uma hierarquia, e devemos subir os degraus da hierarquia para conquistar o respeito do bichinho.

A baixo, vou deixar uma lista de novos hábitos que comecei a adotar com meu cachorro – (lista que o adestrador deixou para não esquecer de fazer)

11866291_1653888321493828_7938408075194408721_n

1- Um erro muito comum em nós é deixar a comida a vontade o dia todo, e o correto e colocar em determinados horários e tirar depois de uns minutos, e caso o cachorro não coma, é para tirar o alimento e só colocar novamente no próximo horário (no inicio ele provavelmente não vai comer, mas com o tempo se acostuma). Em um bando, o cachorro dominante não caça, outros cães que tem essa tarefa saem para caçar e levam esse alimento para o Lider da matilha, onde ele come as melhores partes (partes moles e viceras) e larga a carcaça para os demais do bando. Quando saímos para trabalhar nosso cão não sabe disso, ele acredita que você saiu para caçar para deixar alimento a vontade para ele, e ele tem que aprender que ele não tem o melhor da caça, e a comida não é exclusiva para ele ou caçada pensando nele, e sim, que caçamos e DIVIDIMOS com ele, damos um pouco do nosso alimento para ele. Eu estou dando ração para ele duas vezes ao dia apenas, de manhã e a noite, mas se quiser pode ter três vezes ou como preferir, mas acredito que quanto menos melhor.

2- Elevar o comedor. Ou seja, coloque alguns tijolos embaixo do comedor para deixar ele mais elevado, como meu cachorro tem apenas 4 meses, deixo apenas 1 tijolo, mas logo colocarei 2 ou até mais dependendo da altura, o comedor deve estar em altura adequada para ele comer (mais ou menos na altura do peito). Isso serve para evitar que seu cão coma venenos ou coisas jogadas no seu quintal por estranhos, com o tempo seu cachorro vai se acostumar a não comer qualquer coisa do chão. O adestrador não explicou detalhadamente isso, mas disse que é o ANTI ENVENENAMENTO  (onde eu moro existem pessoas maldosas que jogam venenos nos terrenos e nas ruas para matar animais que vivem sem donos, e gatos, e não quero que meu cachorro acabe comendo seja lá o que tiver que possa fazer mal).

3- Exercícios com petiscos – ou seja, treinar comandos, você deve sempre ter petiscos e deixar que seu cachorro saiba que você tem petiscos na mão, e dar o comando chamando pelo NOME + COMANDO, assim que ele fizer você entrega o petisco. Exemplo :  THOR “AQUI” – se ele vir eu entrego o petisco. THOR “SENTA” – se ele sentar, você estrega o petisco, se ele não sentar, você espera até ele sentar, e entrega assim que ele fizer. No comendo sentar, no inicio é bom sempre colocar o petisco a cima da cabeça do cachorro, dessa maneira o cão se verá obrigado a sentar para conseguir enchergar o petisco.

4- Falar apenas UMA vez. Nunca fique repetindo várias vezes o comando até ele fazer, porque ele acabará pegando o costume de ouvir várias vezes, então você sempre precisara repetir varias vezes o comando até ele fazer. Fale apenas uma vez e espera um pouco.

5- Comandos em tom de pedido, não de ordem  – Ninguém gosta de ser mandado, o mesmo vale para o cachorro. O treino tem que ser prazeroso, por isso em tom de pedido e sempre com petiscos, com o tempo ele irá aprender que é bom ser obediente.

6- CORTAR O MIMIMI. Ou seja, não falar com vós fina, como estivéssemos falando com um bebe. O treino é para o dono subir nessa hierarquia canina, se você falar com vós fina e infantil, você estará mostrando uma postura frágil para o cachorro, e o treino pode não dar certo, afinal, você tem que mostrar ser mais forte que ele e ter dominância sobre ele.

7- Durante o treino, enquanto ele ainda continuar achando ser o líder da casa, é muito importante evitar conflitos com ele, ou ele vai acabar te mordendo.

8- Evitar o carinho incondicional. (Exemplo: No meu caso que tenho gatos, posso estar no sofá vendo um filme distraída e acariciando o cachorro do lado, ele pode estar focado no gato para avançar, enquanto eu estou distraída e fazendo carinho, e ele vai achar que eu estou gostando do comportamento dele, e futuramente isso pode acarretar alguns problemas).

9- Usar o nome dele somente com estímulos positivos. Para dar carinho, brincar e fazer coisas boas. Evite brigar com ele falando o nome dele, pois ele pode começar ligar o nome dele com coisas ruins e broncas, e tende a ter medo de ser chamado.

10- Contrariando o item 5, os comandos NÃO e FICA devem ser em tom de ordem. Já os demais em tom de pedido.

Bom gente, é isso, e como disse, não sou especialista em adestrar, e posso não ter passado as dicas de forma clara também, por isso, qualquer dúvida não exite em perguntar, pois irei tentar esclarecer, e o que não souber, irei perguntar ao adestrador na próxima vez que ele vier. Estou passando as dicas conforme o comportamento do meu cachorro e conforme o adestrador ensina e explica para certos problemas, e pode não ser o mesmo problema do seu pet.

Se esse for o seu problema, espero ter ajudado. Boa Noite a todos.

Beijão e até a próxima

Anúncios

5 comentários sobre “Problemas com meu Sharfilho

  1. Suas dicas vieram como uma luva. Vamos fazer o que escreveu com a nossa KLoe. Escreveremos tb os nossos resultados e assim, um ajudando o outro, a gnt tb ajudará a varias outras pessoas.
    Parabéns pela sua iniciativa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vou tentar trazer o máximo dos treinos para o blog, para tentar ajudar quem sofre do mesmo problema. Se você tiver resultados, ou alguma dica que tenha dado certo contigo, por favor, me fale, pois meu sharfilho é terrível. Boa Sorte 😉

      Curtido por 1 pessoa

  2. Estamos muito tristes com a partida do Thor tão precocemente.Ele partiu com a certeza que foi muito amado, não se culpe, não se condene por nada. Você deu a ele tudo de melhor que um cão pode querer, seu amor.Fica com Deus, tenha força, a saudade será eterna, mas lembre sempre dos seus melhores momentos. Bjo!

    Curtir

    1. Muito obrigada pelas belas palavras e pela atenção, foi realmente algo muito triste pra mim e para toda a família, o blog seria sobre os treinos dele e para ajudar as pessoas, e justo isso que o matou, o que me deixa mais triste ainda. Só espero que ele esteja bem. Pois ele era o amor de muitas pessoas, e chamava atenção aonde ia, tenho certeza que ele é a estrela mais linda la do céu. E teve todo o amor e dedicação quando estava em casa

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s